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Administração

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Informações

A oferta de um Curso de Graduação em Administração EaD pela Faculdade Dom Adelio Tomasin (FADAT) é uma medida salutar para Quixadá e para todo o estado do Ceará, que visa contribuir para o desenvolvimento socioeconômico desta região, bem como promover a inclusão social. A Faculdade Dom Adelio Tomasin (FADAT) insere-se no contexto da cidade de Quixadá, no estado do Ceará, comprometendo-se a contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da região, na medida em que busca promover a qualificação e capacitação de recursos humanos, em nível de graduação.

A concepção do curso se fundamenta na reflexão sobre sua missão, concepção e seus objetivos, complementada pelos referenciais de qualidade do MEC e legislação vigente.

A concepção do Curso de Administração EaD tem, por perspectiva, a formação de um profissional que esteja capacitado a atuar nas novas estruturas organizacionais que vêm se desenhando nos tempos atuais e que se projetam para o futuro. Por outro lado, as transformações sociais trazidas pelo Século XXI, reforçadas, especialmente, por revoluções tecnológicas, causando profundos impactos nas mais diversas áreas do conhecimento humano, alteraram profundamente as formas de todas as relações sociais: entre Organismos Internacionais, entre Estados, entre o Estado e o cidadão, nas relações privadas. Nesse cenário, surge a necessidade de uma nova forma de produzir, estudar e aplicar o Administração como mecanismo de estabelecimento de modelos de conduta e de controle das relações sociais.

O Curso de Graduação em Administração EaD da Faculdade Dom Adelio Tomasin (FADAT) possui uma proposta de educação fundamentada na sólida formação geral, humanística e axiológica, aliada à postura reflexiva e de “visão crítica que fomente a capacidade e a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica, indispensável ao exercício da Ciência do Administração.

Objetivos

OBJETIVO GERAL

O objetivo geral do Curso de Graduação em Administração EaD da Faculdade Dom Adelio Tomasin (FADAT) é formar administradores capazes de conquistar competência profissional, de base técnica, científica e humanística, com consciência crítica e na defesa da ética, atuando em diferentes contextos organizacionais e sociais com flexibilidade, adaptabilidade e ações de sustentabilidade.

Formar profissionais Administradores dotados de senso crítico comportamento ético-profissional qualificado. Um Administrador criativo, inventivo e empreendedor com conhecimentos, experiências e perspectivas que aumentem a competitividade das organizações e sua longevidade nos mercados regionais, nacionais e globais.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. Formar profissionais capazes de participar do processo de globalização de mercados de acordo com os princípios da administração;
  2. Formar administradores comprometidos com as relações humanas, éticas, sociais, econômicas das empresas e capazes de viabilizar soluções para problemas que afetam seu desenvolvimento;
  3. Formar egressos capazes de desenvolver pesquisas e assessorar projetos, bem como desenvolver espírito empreendedor;
  4. Formar profissionais capazes de administrar e assessorar empresas nas áreas de administração;
  5. Formar profissionais capazes de empregar o conjunto de competências e habilidades provenientes dos saberes e conhecimentos nas áreas das linhas de formação.
  6. Utilizar tecnologias associadas aos instrumentos, técnicas e estratégias para a qualidade, produtividade e competitividade das instituições;
  7. Formar administradores com competências para a tomada de decisões em situações problemáticas no cerne organizacional;
  8. Formar profissionais capazes de definir os instrumentos mais eficazes para a análise situacional da instituição;
  9. Formar profissionais capazes de projetar indicadores que traduzam procedimentos operacionais que expressam os níveis de qualidade das empresas;
  10. Formar administradores capazes de avaliar os resultados das medidas corretivas adotadas na instituição.
  11. Formar profissionais proceder à análise da situação da organização, seus métodos de trabalho e produtos;
  12. Formar profissionais capazes de trabalhar com orientação para os objetivos da instituição;
  13. Formar profissional para atuação responsável socialmente e conhecedor das necessidades da região de Quixadá;
  14. Formar profissionais proativos em sua atuação frente a demandas emergentes no mercado de trabalho, em especial aquelas da região de Quixadá;
  15. Auxiliar a Faculdade Dom Adelio Tomasin (FADAT) no cumprimento de sua missão institucional através da formação de profissionais com perfil voltado para as questões loco regionais.

Corpo Docente

Coordenador(a)

Francisco Sérgio de Vasconcelos Bezerra

Mestre Francisco Sérgio de Vasconcelos Bezerra


Docentes

Francisco Sérgio de Vasconcelos Bezerra

Mestre Francisco Sérgio de Vasconcelos Bezerra

Carlos Manta Pinto de Araújo

Mestre Carlos Manta Pinto de Araújo

Cláudia Sales Alcântara

Doutora Cláudia Sales Alcântara

Clésio Jean de Almeida Saraiva

Mestre Clésio Jean de Almeida Saraiva

Eleazar de Castro Ribeiro

Doutor Eleazar de Castro Ribeiro

Fernando Ronny de Freitas Oliveira

Mestre Fernando Ronny de Freitas Oliveira

Francisco José Sampaio

Mestre Francisco José Sampaio

João Luis Josino Soares

Mestre João Luis Josino Soares

Josué Sucupira Barreto

Mestre Josué Sucupira Barreto

Mariete Ximenes Araújo Lima

Mestre Mariete Ximenes Araújo Lima

Oderlene Vieira de Oliveira

Doutor Oderlene Vieira de Oliveira


Tutores

Victor Hugo Fernandes de Almeida

Mestre Victor Hugo Fernandes de Almeida

Perfil do Egresso

O Curso de graduação em Administração EaD da Faculdade Dom Adelio Tomasin (FADAT) assegurará, no perfil do graduando, sólida formação geral, humanística, capacidade de análise, domínio de conceitos, adequada argumentação.

O curso de graduação em Administração deverá possibilitar a formação profissional que revele, pelo menos, as seguintes competências cognitivas, instrumentais e interpessoais, que capacitem o graduando a:

  1. Internalização de valores de Responsabilidade Social, Ambiental e Ética Profissional;
  2. Formação humanística e visão global que o habilite a compreender o meio social, político, econômico e cultural onde está inserido e a tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente;
  3. Competência para atuar profissionalmente nas organizações, além de desenvolver atividades técnico-científicas próprias do Administrador;
  4. Competência para atuar de forma empreendedora, analisando criticamente as organizações, identificando oportunidades, antecipando e promovendo suas transformações;
  5. Competência para atuar em equipes interdisciplinares;
  6. Competência para compreender a necessidade do contínuo aperfeiçoamento.
  7. Possuir o domínio de tecnologias e métodos para permanente compreensão e aplicação da Administração;
  8. Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupos formados por profissionais da Administração ou de caráter interdisciplinar; e
  9. Apreender conceitos deontológico-profissionais e desenvolver perspectivas transversais sobre direitos humanos;
  10. Expressar-se por meio de diferentes linguagens, compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais, bem como na administração de conflitos;
  11. Interpretar e transferir conhecimentos da experiência cotidiana para o ambiente de trabalho e para o campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais;
  12. Prestar consultoria e elaborar projetos, pareceres e auditorias;
  13. Propor ações embasadas no domínio das correntes teóricas e das linhas de pensamento da área de Administração;
  14. Atuar de forma inovadora, criativa e sistêmica, com flexibilidade e dinamicidade;
  15. Propor soluções para situações-problema, a partir da reflexão crítica e atuação seletiva na esfera das operações das organizações;
  16. Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender,  abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;
  17. Utilizar pensamento estratégico na elaboração de perspectivas integradoras, em diferentes situações da vida pessoal e profissional;
  18. Utilizar raciocínio lógico e analítico para operar com valores, metodologias e formulações quali-quantitativas, presentes nas relações formais e causais de fenômenos administrativos;
  19. Atuar profissionalmente nas organizações, compreendendo e desenvolvendo atividades técnico-científicas, sociais e econômicas, próprias do administrador;
  20. Analisar criticamente as organizações, identificando oportunidades e ameaças, antecipando e promovendo suas transformações com adaptabilidade contextualizada, de forma a elaborar, implementar e consolidar projetos de intervenção;
  21. Atuar em equipes, de modo interdisciplinar e multiprofissional;
  22. Manter-se em processo contínuo de aperfeiçoamento profissional e do autodesenvolvimento.
*Dependendo de autorizacao de portaria ministerial