logotipo
Logotipo VLibras VLibras 
O conteúdo desse website pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Núcleo de Educação a Distância – NEaDPerguntas Frequêntes

Como ingressar nos cursos da modalidade à distância da FADAT?

O aluno poderá ingressar nos cursos à distância através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ou de seleção específica divulgada pelo NEaD quando há disponibilidade de vagas.

Diploma EAD é válido?

Sim. O diploma obtido em curso superior a distância vale tanto quanto o presencial e pode ser usado para comprovar a escolaridade em situações como concursos públicos, busca de emprego e ingresso em pós-graduação.

É possível solicitar aproveitamento das disciplinas de um curso presencial para o EaD?

Sim. As disciplinas cursadas pelo aluno, com aprovação, em outras Instituições de Ensino Superior – IES, autorizadas ou reconhecidas pelo Conselho Nacional de Educação, poderão, eventualmente, ser aproveitadas.

Posso fazer transferência de um curso presencial para EAD e vice-versa?

A transferência de alunos de outras instituições, nacionais ou estrangeiras para a FADAT depende de Edital previamente estabelecido e só poderá ser efetuada durante o período previsto no calendário acadêmico, observados os limites de vagas e condições regulamentares de cada curso, podendo ou não incluir os cursos à distância.

Preciso saber informática para fazer um curso EAD?

O nível de conhecimento exigido de um aluno EaD é de nível “usuário”. Ou seja, para acessar o conteúdo, assistir às aulas e realizar as atividades propostas é necessário saber realizar tarefas simples no computador, tais como: ligar o equipamento, entrar na internet, digitar, usar o mouse e trabalhar com programas simples de edição de texto. No início do curso o aluno é oferecido um pequeno tutorial para aprender a acessar o sistema e navegar pelo ambiente virtual do curso. Além disso, o curso conta com a presença de tutores que auxiliam os alunos em caso de dificuldade. Quando o curso exige alguma habilidade específica, essa informação é oferecida no site ou na secretaria da faculdade.

No EaD o aluno estuda sozinho o tempo todo?

Não. Um dos mitos com relação ao ensino a distância é que o aluno fica isolado o tempo todo. Isso não é verdade. Apesar de contar com algumas atividades de auto-estudo, nas quais o aluno pode escolher seus horários para assistir a videoaulas, ler textos e realizar atividades online, os cursos superiores à distância têm uma série de momentos em que o estudante interage com os colegas, professores e tutores. Isso pode acontecer em Ambientes Virtuais de Aprendizagem, pela Internet, ou em encontros presenciais previstos no programa do curso.

Curso à distância é mais fácil do que presencial?

Não. A diferença entre os cursos de graduação presencial e a distância está na modalidade de ensino. Ou seja, os recursos pedagógicos, o tipo de atividade e as tecnologias empregadas no processo de ensino-aprendizagem. Se compararmos a mesma graduação, tanto na modalidade presencial como em EaD, o programa de disciplinas respeita as mesmas diretrizes curriculares e trata dos mesmos temas. Há pessoas que se adaptam melhor ao EaD e outras que preferem o ensino presencial. Porém, em nível de complexidade, os dois formatos de graduação são equivalentes.